sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Escassez de pessoas qualificadas

O que o mercado quer é um profissional generalista e especialista numa mesma pessoa 


* Por Juliana Fukuyama

Enquanto muitos querem investir em MBAs para atuar em cargos de direção e CEOs, o que se vê atualmente no mercado de trabalho é uma verdadeira escassez de profissionais qualificados para liderar pessoas, tudo isso porque a nossa liderança hoje é nivelada por baixo.

O processo sucessório na maioria das organizações segue a linha do operacional para o gerencial, sem que o indivíduo seja preparado corretamente para assumir esta posição, sem conhecimentos táticos, estratégicos e nem tato para liderar com pessoas. Em alguns casos ao assumir um cargo gerencial o profissional acaba se intimidando perante os ex-colegas de trabalho limitando o desenvolvimento de sua função, e este desconforto acaba prejudicando a organização.

Em recente reportagem no jornal O Estado de São Paulo (Economia & Negócios,quinta-feira, 03 de Julho de 2008), uma pesquisa revelou que até 2020 as maiores economias mundiais terão dificuldades de preencher mais de 33 milhões de vagas por falta de gente qualificada para assumir a posição de líderes de equipe, gerente e supervisor.

As áreas mais afetadas serão da tecnologia, finanças e infra-estrutura. O que o mercado quer é um profissional generalista e especialista numa mesma pessoa, apenas o conhecimento técnico não basta para quem quer crescer profissionalmente.

O grande desafio hoje é que as próprias organizações invistam na formação de seus próprios líderes. A empresa que pretende crescer precisa dar suporte ao desenvolvimento do seu pessoal, seja através da informação e atualização profissional, ou também criando possibilidades de migração dentro dela.

Quem ganha com isso é aquele profissional que sabe identificar oportunidades e aceita os desafios propostos. Saber trabalhar com sua inteligência emocional, e possuir características empreendedoras são fatores que podem garantir o sucesso profissional, acesse os nossos artigos e boa semana!

* Juliana Fukuyama é coordenadora do grupo de orientadores profissionais do Dicas Profissionais.